1 – PROBLEMA
Atualmente
imaginar um produto perfeitamente inelástico é devaneio, o próprio petróleo não
será mais, em poucos anos, o combustível motriz do mundo, já não seria hoje não
fosse a forte pressão das indústrias petrolíferas. A qualidade em nível de
excelência não é mais diferencial de produto e sim demarcador de mercado. E qualquer
produto ou serviço pode ser facilmente copiado e oferecido por uma concorrente
a menores preços, muitas vezes prostituindo o setor.
Como se
diferenciar no mercado e alcançar níveis de participação que lhe garantam
sustentabilidade econômica? Como reter clientes, fidelizando e transformando-se
numa lovermark? E principalmente,
onde encontrar as bases pra absorver e aplicar tais conceitos?
2 - ELUCIDAÇÃO
Não nos satisfazemos
mais em consumir, não nos afeiçoamos mais na ideia do toma-lá-da-cá de balcão onde
o dinheiro vai e o produto ou serviço vem. Os consumidores modernos, ou
consumidores 3.0, querem que lhes sejam propiciados experiências de consumo. O mecanicismo
comercial ainda muito vigente no mundo esta aos
muitos perdendo sua força, os conceitos de visão, missão e valores de uma
empresa deixaram de ser apenas prerrogativas que norteiam a cultura de uma instituição
para transformar-se em estandartes de captura e fidelização de clientes por reconhecimento
de valores comuns.
Para exemplificar
a nossa proposta de elucidação apontaremos três marcas que por sua cultura
distinta simplesmente transformaram-se em ícones de seus setores e superaram o
nível de excelência para situar-se no nível de referência. Sendo elas:
Ferrari no
setor automotivo. O constante investimento em automobilismo somados a um
controle absoluto de qualidade e elevado nível e exclusividade de seus produtos
transformaram-na num símbolo cult no
mundo. A Ferrari é a única escuderia que esteve presente em todas as temporadas
da principal categoria de automobilismo mundial e uma das mais vencedoras, o
que lhe confere um status de empresa líder, que investe em inovação de
desempenho e aperfeiçoamento, andar em uma Ferrari é desfrutar do que há de
mais atual e moderno em se tratando de automóvel.
Relógios Rolex.
A mais famosa fabricante de relógios do mundo teve em seu berço a obstinação
pela perfeição. Ao longo de sua história reconhecemos vários avanços que a
marca propiciou ao setor, sempre tendo suas tecnologias copiadas posteriormente
por outras empresas. A Rolex elevava o setor a níveis mais profissionais,
sempre sendo a pioneira, e assumindo este papel conferia a quem usava seus
produtos status de elegância, polidez e nobreza.
Apple
informática e tecnologia. Motivado principalmente por seu mentor fundador, Steve
Jobs, a companhia ultrapassou várias barreiras imagináveis do setor. Produziam
computadores e softwares sem igual, mas seu principal ativo era o investimento incomparável
no desenvolvimento mais do que em pesquisa de tecnologia. O espirito de
criatividade e inovação que nortearam a marca principalmente na pessoa de
Esteve é facilmente reconhecido em seus produtos e serviços. Usar um iPhone,
iPad ou iTunes hoje é quase obrigatório para quem quer ser percebido como na
vanguarda da tecnologia mundial e não usar é comparativo de retardo
computacional, informacional e até mesmo cultural.
Podemos,
facilmente, propor produtos que por preços mais convidativos podem substituir perfeitamente
qualquer destes destacados anteriormente, muitas vezes, com desempenhos
superiores na realização das tarefas a que se propõe, mas nunca uma marca substituirá
a outra em igual proposta de percepção de mercado e cultura mercadológica.
O capital intangível,
a marca, não se transforma, não se produz em linha, não se projeta em uma mesa
de desenho ou engenharia para ser lançada ao mercado, uma marca, demanda tempo
para se caracterizar e assumir uma personalidade, tal qual um criança demora transformar-se
em um adulto de características próprias. E, só quando esta marca, tiver sua própria
cultura, seu próprio posicionamento, pode atrair e fidelizar seus clientes de
maneira definitiva.
3 – APLICAÇÃO
Sabendo, pois,
que qualidade e preços não são mais diferenciais, lembrando que, motivados pela
tecnologia não há mais barreiras e distâncias geográficas. Como estabelecer-se
no mercado? Como assumir uma fatia que lhe garanta sustentabilidade econômica?
O
envolvimento de todos os interessados na composição geral do empreendimento é imprescindível
para o sucesso, estar atento sob quais tendências norteiam o mundo e
identificar seu nicho de marcado quanto ao tamanho e potencial econômico
também. Executar a mercadologia colaborativa, usando a inteligência do
consumidor para definir seu mix de
produtos, plataforma de publicidade e estratégia mercadológica lhe porá na
vanguarda do empreendedorismo.
Propicie
uma experiência notável ao invés de venda, transforme seu consumidor em membro
de sua marca ao invés de cliente. Assim ele assumirá a responsabilidade de
opinar pela melhoria ou criação de novos produtos, irá viralizar seus valores,
e levar sua empresa a tira colo por onde for.
Todo
negócio nasce de uma necessidade, o seu feeling
aliado aos novos conceitos de mercadologia de valores e colaborativa abrirá
naturalmente as portas para o sucesso.
4 – RESUMO
A
mercadologia saiu de níveis de produto (marketing 1.0), onde era orientada
unicamente a produção sem preocupar-se com os consumidores, para o nível de produto
e consumidor (marketing 2.0), ali, a mercadologia buscava tendência e empregava
programas de fidelização para manter e aumentar sua participação de mercado (market
share), hoje, como elucidado largamente no presente artigo vivemos a era da
colaboração e valores na mercadologia (marketing 3.0) onde o foco é a homogeneização
dos valores e conceitos da marca com seus participantes.
Para
exemplificarmos o proposto acima usarei como referência a evolução dos slogans da marca Coca-Cola ao longo de
todo este período de evolução mercadológica.
• 1922 – Thirst knows no season | Sede não tem estação
• 1924 – Refresh Yourself | Refresque-se
• 1928 – Pure drink of natural flavors | Bebida pura de sabores naturais
• 1924 – Refresh Yourself | Refresque-se
• 1928 – Pure drink of natural flavors | Bebida pura de sabores naturais
Neste primeiro período, o período do
Marketing 1.0, vemos o foco no produto e suas características.
• 1986 – Red white and you | Vermelho branco e você (Coca-Cola Classic)
• 1987 – You can’t beat the feeling | Você não pode vencer o sentimento
No segundo período já podemos
perceber o que chamamos de Marketing 2.0, enfatizando o fator humano.
• 2001 – Life tastes Good | Gostoso é viver (Apenas no
Brasil)
• 2006 – The Coke Side of Life | O lado Coca-Cola da vida
• 2009 – Open Hapiness | Abra a felicidade!
• 2006 – The Coke Side of Life | O lado Coca-Cola da vida
• 2009 – Open Hapiness | Abra a felicidade!
E no atual, Marketing 3.0 fica
evidente os valores abordados pelas palavras “felicidade”, “viver”, etc.
Enfim, não
baseie seu negócio no produto ou serviço, pois com investimento e engenharia
reversa qualquer produto ou serviço pode ser desvendado, replicado e posto no
mercado a preços mais atrativos, subtraindo a sua participação de mercado e/ou
até mesmo prostituindo o mesmo. Baseie seu negócio no conceito, na cultura e
nos valores da sua marca. Assim como não existem pessoas iguais a outras, não
existe marca igual a outra, assumindo uma personalidade, sua marca atrai por
imantação todos que se afeiçoem e queiram participar (e não consumir) daquela
marca.
FIM
Cara sou de Buriticupu - Ma e amei seu blog e sua primeira postagem . Tenho o sonho de ser vereador aqui em Buriticupu , vc tambem faz marketing politico . Abraços Gilvan Ribeiro
ResponderExcluirwww.facebook.com/gilvandopovo
Ops, tá ai que eu não esperava um comentário tão rápido, rsrsrsr, valeu pela força meu rei.
ResponderExcluir