Já vi muito por ai empresas que
se dizem especializadas em marketing, tais como “Fulana Marketing e Eventos” ou
até mesmo pessoas declarando que são responsáveis pelo marketing de uma loja ou
empresa ao pautarem suas ações somente em produção de outdoors e panfletos.
A principal confusão com o nome “marketing”
ainda envolve publicidade. A publicidade é uma das ferramentas do marketing, só
que de tão complexa e importante merece ser analisada, estudada e desenvolvida
separadamente.
Pois bem, vimos que marketing não
é publicidade, o que é marketing então?
Na visão de Kotler: "Marketing é um processo social e
administrativo através do qual indivíduos e grupos obtém aquilo que desejam por
meio da criação e troca de produtos e valores."
Já para Cidália
Tojeiro: “Marketing
é um processo administrativo que, através da compra e venda - mercado, torna
possível a satisfação do cliente e a lucratividade da empresa.”
No portal Wikipedia
encontramos a definição: “Marketing é o processo usado para determinar que
produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a
estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do
negócio.”
Portanto podemos concluir que o marketing é
tudo que envolve produtos ou serviços e sua comercialização. Quando digo tudo é
tudo mesmo.
Quando pesquisamos mercado para identificar
oportunidades de negócios, concepção de produtos ou serviços estamos fazendo uma
pesquisa de marketing. Quando ouvimos nossos clientes sobre seu nível de
satisfação com nossos produtos ou serviços estamos fazendo marketing. Quando
estudamos a conjuntura cultural, econômica e politica de um mercado para não cometer
gafes no lançamento de um produto estamos fazendo marketing.
Existem várias variantes de marketing quanto possível,
algumas usando a terminologia de forma leviana e incorreta. Mas entre as mais
conhecidas podemos citar. Marketing direto, marketing de relacionamento,
marketing pessoal, marketing multinível, etc.
Em inglês “marketing” deriva de “market” que
significa “mercado”, então “marketing” pode ser compreendida como o uso do
mercado ou na minha preferencia “mercadologia”.
O marketing, como
todas as ciências evoluiu bastante desde o seu advento. Ele já foi orientado somente
a produção, depois vendas, clientes e agora social. Mas isso é tema para outro
post.
Espero ter elucidado
de forma simples o conceito desta ferramenta fundamental para a sobrevivência de
qualquer organização nos dias atuais.
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário