segunda-feira, 8 de julho de 2013

DESMISTIFICANDO: Top of Mind, Share os Mind e Share od Heart.


Introdução

  
O presente post deste blog tem por objetivo explicar os conceitos dos seguintes termos mercadológicos (marketing); Top of Mind, Share of Mind e Share of Heart e mostrar a importância de incorporá-los em suas estratégias de mercado e publicidade.  E para iniciarmos nossos argumentos sobre os conceitos anteriormente referidos vamos fazer um breve parêntese. 

Apesar dos termos serem recentemente cunhados por gurus da administração moderna e serem cernes de estratégias milionárias de grandes corporações não exclui as pequenas e médias empresas de usarem tais estratégias. Opino até ser mais autenticamente aplicada quando em pequenos nichos, o que propicia a pequenos um diferencial competitivo interessante para ser explorado. Vale salientar que cremos que a qualidade dos produtos e serviços hoje já não é mais diferencial de mercado e sim pré-requisito para manter-se nele.

Tradução dos termos.

Sob uma tradução livre temos os seguintes resultados para os termos;
  
·         Top of mind: topo da mente.
·         Share of mind: participação/espaço da mente.
·         Share of heart: participação/espaço do coração.

Temos ai, portanto, através das traduções uma ideia clara sobre o que é e o que significa cada termo. Mas a fim de explicarmos melhor vamos conceituar, exemplificar e mostrar sua importância e relevância de cada um separadamente.

Top of Mind é a associação livre e prioritária entre uma determinada marca e um setor de mercado específico. Quando perguntamos para alguém, por exemplo, do que lembram quando pensam em “canetas” ou “notebooks”, ligeiramente vêm algumas marcas em suas mentes. As primeiras marcas que vem a mente, quando sugeridos os nomes de algum setor, são as top of mind deste setor na mente desta pessoa e se a coletividade geral lembrar prioritariamente das mesmas marcas que esta pessoa, dizemos que a marca “x” ou “y” são as top of mind deste setor.

Share of Mind é a parcela/espaço que uma determinada marca ocupa na mente do público. Ou seja, é a mensuração da difusão de uma marca na lembrança de uma pessoa ou grupo de pessoas. Pesquisas de share of mind procuram responder perguntas como, quanto de uma marca ocupa a lembrança de seu publico alvo? Quais meios de comunicação são mais eficientes para colar sua marca em suas mentes?
Um bom exemplo de campanhas publicitárias que visam prioritariamente ampliar seu share of mind de seu publico são os comerciais cervejeiros, observem que eles não costumam abordar as características funcionais de seus produtos e sim temas como humor que contribuem para fixar a marca na lembrança do publico.

Share of Heart versa sobre nível afetivo entre uma marca e o consumidor. É muito mais conceitual e qualitativa, por isso, impossibilitando uma pesquisa numérica quantitativa. As marcas que conseguem atingir o “coração” de seus consumidores acabam transformando-os em militantes, difusores e defensores da marca. Para chegar a este nível é imprescindível monitoramento de marca e o relacionamento constante com o consumidor. Uma vez conquistado um grande número de consumidores a marca tem a possibilidade de expandir exponencialmente sua marca através de publicidade viral, mídias sociais, etc. Dado que seu público conquistado replica voluntariamente suas campanhas publicitárias.

Mercado

O mercado conta hoje com produtos homogêneos dentro de cada setor, quais possuem praticamente os mesmo níveis de qualidades, facilidade de acesso para compra, pós-vendas e preços. Envolver o cliente, fazer de sua marca, líder na lembrança e nos corações dos consumidores esta sendo o grande diferencial e a grande oportunidade de alavancar vendas e crescer em participação de mercado. Antes a publicidade era meramente informativa, cabia a ela apenas apresentar o produto ao público em mídias tradicionais, hoje as campanhas publicitárias visam literalmente conquistar o público alvo e transformá-lo em difusor da marca. O investimento para alcançar o topo dos corações e mentes das pessoas deve ser constante e a longuíssimo prazo. Você quer sua marca nas camisetas das pessoas ou nos adesivos nos para-brisas passeando por ai, comece a investir em relacionamento estreito e fanatize quem adquire sua marca.

Boa sorte.

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