sábado, 20 de julho de 2013

REDES SOCIAIS X MÍDIA SOCIAL


Muita gente ainda confunde os dois termos, e os usam quase sempre como sinônimos, mas pudera, haja vista que mesmo no cenário acadêmico cientifico não conseguimos chegar a um paradeiro definitivo sobre os citados termos.

Há correntes que defendem que as ferramentas de mídias sociais são as próprias redes socais, outras dizem que hora as mesmas ferramentas se comportam como redes, noutras como mídia social e a que defendo e sigo, reza que redes sociais são interações humanas no plano real e não devem ser confundidas com as mídias sociais que são as ferramentas virtuais que propiciam as mesmas interações humanas virtualmente.

O homem é um ser social, e vive em estrutura de redes desde os primórdios. Disto todo mundo sabe. Mas você saberia me dizer quais estruturas foram estas? Como se formaram e exemplifica-las? Como e por que surgiram as famosas mídias sociais?

Vamos lá. Vivemos o período histórico conhecido como Contemporaneidade, ou, Idade Contemporânea.  Em que há (ainda) barreiras culturais, linguísticas e de fronteiras. Dentro de cada fronteira, um país e dentro de cada país suas leis, códigos e poderes regentes. Portanto cada país é um centro de poder e como possuímos quase duzentos países no mundo podemos dizer que temos, dentro de uma conjuntura mundial, uma estrutura de poder descentralizada, ou seja, dividida em vários centros. Outro exemplo que podemos usar são as Cidades Estados gregas. Dentro do império Grego existiam várias cidades que eram independentes, possuindo suas próprias leis, culturas e poderes, muitas vezes guerreando entre si. Este é outro exemplo de poder/rede ou sistema descentralizado.

Outro sistema de redes que reconhecemos é o Centralizado, que ao contrário do ultimo citado condensa o poder/conduta ou gerencia em um único ponto, cidade ou pessoa. Como exemplo podemos citar os Impérios antigos, como o império Romano, que possuía a figura do Imperador acumulando muitas vezes os três poderes em si ou mesmo chegando a extremos de acumular também poderes religiosos como no império Bizantino onde o Imperador possuía também o poder de regular a doutrina seguida por seu povo. Traduzindo em miúdos, centralização é fluência das relações humanas, ou rede social humana em um único ponto.

Sistema distribuído. O sistema distribuído é o sistema regido pelas leis espontâneas das relações, é um sistema de auto regulação de redes, onde cada ponto ou indivíduo tem sua função determinada quase que intuitivamente e aceita ou não espontaneamente pelos outros interessados. Dentro de um cenário político social seria o que podemos chamar de Anarquismo, na economia o NeoLiberalismo, etc. Um sistema distribuído seria em síntese um sistema sem hierarquia, espontâneo e orgânico. Em termos de geração de conteúdos, vivemos hoje uma experiência de geração descentralizada, a informação deixou de ser produzida por poucos (grandes jornais, editoras, agencias televisivas e de radiodifusão) para ser produzida por muitos (praticamente qualquer pessoa que tenha acesso a internet, através de blogs, microblogs canais de tvonline, etc). Ou seja não é mais de poucos para muitos (descentralizada) e sim de muitos para muitos (distribuída).


As Redes Sociais, à luz da corrente de estudos que sigo, caracteriza-se sob o cunho das interatividades sociais no plano real, seja por sistemas centralizados, descentralizado ou distribuído. É a interação entre os pontos ou pessoas da rede que forma a Rede Social, e é ali que se encontra a essência dela. Resumindo, a Rede Social existe no plano real e é a interação entre as pessoas ou pontos que a compõe e não as pessoas e os pontos em si.

Mídia social é a ferramenta que propicia a circulação e a interação de interesses e conteúdos entre os vários pontos (pessoas) de uma rede, e atua majoritariamente hoje no ambiente virtual. Há sites que buscam a tradução das relações de Rede Social para o ambiente virtual, são os chamados sites de relacionamentos. Lá é possível participar de comunidades de interesses comuns, trocar mensagens instantâneas, produzir, difundir e absorver conhecimento, ou seja, interagir. Mas vale lembrar que Mídias Sociais formam uma ferramenta de uma Rede Social e não o contrário. Assim como conferencias telefônicas, grupos de discussão por e-mails ou cartas, etc, que foram ferramentas importantes de interação no período anterior aos sites de relacionamentos.

Vale lembrar que esta é uma interpretação e definição muito particular dos termos e conceitos aqui discutidos. Não tendo, portanto este post, qualquer valor acadêmico ou cientifico.


Elvis Lima Palacio 



Nenhum comentário:

Postar um comentário