Este post tem
seu conteúdo advindo unicamente de minhas interpretações e observações aliadas
a conhecimento empírico e trata do posicionamento de marca de duas famosas
marcas de cervejas brasileira líderes de mercado, portanto, este post não
possui nenhum caráter acadêmico.
Nos acostumamos
a ver campanhas publicitárias das duas maiores marcas cervejeiras no horário
nobre das telinhas, e quase todos sabemos que a Skol e Brahma pertencem ao
mesmo grupo empresarial. Dado isso é correto afirmar que as duas são
concorrentes de mercado? E como elas se posicionam no mercado consumidor
brasileiro?
As duas marcas
acima citadas pertencem ao mesmo nicho de mercado e dividem share (participação) de mercado, por
isso sim podemos afirmar que elas são concorrentes de mercado lotadas no setor
de cervejas Pilsen. Mas, porém, as duas marcas não assumem o mesmo
posicionamento de marca, ou seja, a mesma percepção de mercado na mente de seus
clientes. Enquanto uma cerveja é claramente direcionada para um público jovem, no
caso a Skol, a outra, Brahma, procura seduzir o público mais adulto. Isso é
facilmente reconhecido em suas campanhas de publicidade.
Reparem que a
Skol aborta prioritariamente temáticas como encontro entre amigos, churrascos,
celebrações, praias e a luz do dia, quase todos os atores das campanhas são
jovens envolvidos em atividades tipicamente jovens, mostrando claramente como
ela quer ser percebida pelo público e para quem é direcionada.
Enquanto que
os comerciais da Brahma se passam, em sua maioria, dentro de bares, em clima de
reuniões e ambientes noturnos, tendo personalidades associadas às suas
campanhas, como Zeca Pagodinho e Ronaldo. É uma forte patrocinadora do futebol
brasileiro e está sempre aliada a divulgação deste esporte.
Notem que as
duas são sim concorrentes de mercado, mas, porém atuam juntas em dois nichos de
percepção e posicionamento de marketing. Uma direcionada ao público jovem e a
outra ao público de mais idade. Reconhecemos, pois, nestas ações, planejamento
e uso do Branding já abordado aqui no
blog e de uma de suas vertentes que é o Share of Mind.
Vale lembrar
que em épocas comemorativas e/ou de grandes eventos as ações de publicidade de qualquer
marca e setor tendem a convergir para o mesmo tema. Exemplo: Copa do Mundo de
Futebol, Carnaval, etc.
Espero ter
explanado simples e corretamente minha percepção particular nas estratégias das
duas maiores marcas cervejeiras do Brasil. Lembrando que este post é fruto de
puro e exclusivamente de percepção particular, não tento feito quaisquer
pesquisas que comprove.
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